Glândulas de Tyson: o que é? Precisa tratar?
- IUP
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Na saúde masculina, certas condições podem gerar dúvidas e preocupações. Uma delas são as pápulas perláceas penianas (PPP), mais conhecidas como glândulas de Tyson.

É comum que muitos homens se questionem sobre sua natureza e se elas exigem algum tipo de tratamento. Neste texto, vamos esclarecer o que são, como identificá-las e, principalmente, se é necessário buscar intervenção médica.
O que são as Glândulas de Tyson?
As Glândulas de Tyson são lesões benignas que se caracterizam por pequenas protuberâncias branco-peroladas, em forma de cúpula, medindo de 1 a 4 mm. Elas são intimamente agregadas e localizam-se na glande do pênis, frequentemente dispostas em fileira única ou dupla, de forma circunferencial, no sulco ou na região coronal.
Elas são bastante comuns, incidindo em 14% a 48% dos homens na idade pós-puberal, sendo mais frequentes na segunda ou terceira década de vida. Curiosamente, tendem a diminuir com a idade.

Elas precisam de tratamento?
Não! Elas não necessitam de tratamento médico. No entanto, muitos pacientes expressam preocupação ou sentimento de vergonha em relação a essa condição, o que os motiva a procurar tratamento para fins estéticos.
É importante ressaltar a necessidade de diferenciação clínica das pápulas perláceas penianas com outras condições que podem gerar uma falsa impressão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e levar a tratamentos desnecessários.
Em casos de lesões atípicas ou de diagnóstico incerto, é sempre recomendado realizar um exame histopatológico confirmatório para garantir a identificação correta da condição.
IUP, tradição + inovação!

Se você tem dúvidas ou qualquer outra condição urológica, busque sempre a orientação de um especialista. Agende sua consulta! Nossa equipe está pronta para te atender com o conhecimento e o respeito que você merece, garantindo o diagnóstico correto e o cuidado adequado.