top of page

Infertilidade masculina: como funciona a avaliação e possíveis tratamentos

  • Foto do escritor: IUP
    IUP
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar, é comum que a investigação comece pela mulher. Porém, a infertilidade masculina também pode ser uma possibilidade. Por isso, a avaliação do homem é parte fundamental do diagnóstico.


exames

Quando procurar um urologista


De forma geral, considera-se infertilidade quando o casal mantém relações sexuais regulares, sem métodos contraceptivos, por um período de 12 meses sem conseguir engravidar.


Nessa situação, a avaliação urológica do homem deve fazer parte do processo desde o início, mesmo que ele não apresente sintomas aparentes.


Principais causas da infertilidade masculina


A infertilidade masculina pode ter diferentes origens, e nem sempre está associada a uma única condição. Entre as causas mais comuns estão:


Alterações na produção ou na qualidade dos espermatozoides


  • Varicocele, dilatação das veias dos testículos

  • Alterações hormonais

  • Infecções urogenitais prévias

  • Uso de anabolizantes ou medicamentos específicos

  • Doenças metabólicas, como diabetes

  • Fatores genéticos


Além disso, hábitos de vida como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo podem impactar negativamente a fertilidade masculina.


infertilidade masculina

E o que fazer?


Tudo começa com uma avaliação com um médico urologista, ele irá solicitar uma série de exames para conferir sua saúde, entre eles o espermograma, que é o principal exame inicial para avaliar a fertilidade masculina. Ele analisa parâmetros como quantidade, mobilidade e formato dos espermatozoides.


Se os exames de sangue e o espermograma não demonstrarem alterações, outros exames podem ser pedidos para entender como esse sêmem se comporta dentro do corpo feminino. O ultrassom também pode ser pedido para investigar alterações na estrutura do testiculo.


Infertilidade masculina tem tratamento?


Na maioria dos casos, sim. O tratamento depende da causa identificada e pode incluir mudanças no estilo de vida, tratamento clínico, correção cirúrgica ou acompanhamento especializado.


Mesmo quando a causa não pode ser totalmente revertida, existem alternativas que auxiliam o casal a alcançar a gestação, reforçando a importância de um diagnóstico adequado e de um acompanhamento médico individualizado.


Buscar informação e acompanhamento especializado é um passo importante para quem deseja planejar a formação da família com tranquilidade. Quanto mais cedo, melhor.


gravidez

IUP, tradição + inovação


No IUP, oferecemos uma abordagem completa e humanizada para a avaliação da infertilidade masculina. Nossa equipe alia conhecimento, tecnologia e experiência para investigar cada caso com precisão, respeitando a individualidade de cada paciente.


Se você e sua parceira estão enfrentando dificuldades para engravidar, procure orientação médica. Cuidar da fertilidade também é cuidar da saúde urológica em todas as fases da vida.


Comentários


bottom of page