Insuficiência renal aguda: o que é e como prevenir
- IUP

- há 4 horas
- 1 min de leitura
Os rins funcionam como um filtro, quando eles perdem a capacidade de filtrar adequadamente os resíduos, sais e líquidos do sangue, dizemos que está ocorrendo uma insuficiência renal aguda. Quando isso ocorre, a composição do nosso sangue fica alterada pela alta concentração desses resíduos não eliminados.

Como identificar
A insuficiência renal, às vezes, não causa sintomas aparentes no início e geralmente é descoberto em exames de rotina, quando os níveis de creatinina e ureia estão alterados. Por isso, é muito importante fazer o checkup periodicamente.
Porém, mesmo sem os exames, alguns sinais podem acender um sinal de alerta. A diminuição ou excesso na produção de urina, retenção de líquidos, fadiga, falta de fome, sonolência, confusão, náusea e vômitos, dor ou pressão no peito podem ser sinais para conferir a saúde renal.

Tratamentos para a insuficiência renal
Os tratamentos envolvem a análise e o diagnóstico de um especialista que irá entender o que está agravando essa insuficiência renal.
Em alguns casos, pode ser necessário suspender remédios que podem estar causando sobrecarga nos rins, ou até remover uma obstrução no trato urinário. Mudanças na dieta podem ser recomendadas, uso de medicamentos ou até a diálise.
Vida saudável é a melhor prevenção
Ter uma alimentação equilibrada, não fumar, beber com moderação, praticar exercícios regularmente e se hidratar de forma adequada, ajudam muito na prevenção ou a atenuar a insuficiência renal.

IUP, tradição + inovação
No IUP, contamos com uma equipe profissional e tecnologia de ponta para te acompanhar e tratar sua saúde.






Comentários