Reposição hormonal
Com o passar dos anos, os homens têm uma queda na produção dos hormônios, especialmente a testosterona. Esse fato pode ocasionar cansaço, falta de desejo sexual, disfunção erétil e estresse.
Para alguns casos, é recomendada a reposição hormonal. Sempre com a devida orientação médica e solicitação de exames para dosagem hormonal. A reposição não deve ser feita se os níveis do hormônio estiverem normais. Mesmo com queixas dos sintomas.
A queda da testosterona, também conhecida como Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), atinge de 15 a 20% dos homens acima dos 50 anos. Mas pode ocorrer a partir dos 40. Além da idade, a obesidade e a síndrome metabólica contribuem para esse quadro. As mudanças são, geralmente, progressivas e não abruptas.
O diagnóstico, a prevenção e o tratamento são realizados de forma clínica e laboratorial. Não há uma maneira comprovada de prevenir a andropausa, mas alguns hábitos contribuem positivamente. Como ter uma dieta saudável e a prática regular de atividade física.