Ressecamento vaginal
A síndrome genitourinária da menopausa é um problema funcional com um impacto direto sobre a qualidade de vida da mulher. Os sintomas são: ressecamento vaginal, irritação da mucosa, coceira, dor na relação sexual. São queixas que, na maioria dos casos, encaramos como consequência do envelhecimento natural.
Pode haver uma associação à incontinência urinária, urgência urinária e infecções urinárias de repetição. Cerca de metade das mulheres apresenta um ou mais desses sintomas no período do climatério e da menopausa, que são causados pela redução do estrógeno nos tecidos vaginais.
O tratamento consiste no uso de cremes vaginais tópicos - com ou sem hormônio. E, hoje, dispomos do laser, que é aplicado intravaginal e na região externa da vagina de forma praticamente indolor. O método visa restaurar a mucosa vaginal, graças à ação de um sistema especial de laser CO2 fracionado. Esta fonte de energia aquece o local e estimula a produção de colágeno e elastina, além de aumentar a vascularização local, melhorando a estrutura da mucosa vaginal. E, consequentemente, aliviando os sintomas locais.