Retenção urinária
A retenção urinária aguda é a incapacidade de urinar espontaneamente, mesmo com vontade de ir ao banheiro. Nesta situação, a urina fica retida na bexiga, causando dor, desconforto na região (bexiga e uretra) além de inchaço na região inferior do abdômen.
As principais causas são: hiperplasia benigna da próstata, infecções do trato urinário, lesões neurológicas (na medula espinhal ou cerebral), efeitos colaterais de medicamentos, obstrução na uretra (como estreitamento, tumores ou cálculos), além de problemas musculares ou neurológicos que afetam a bexiga.
O tratamento da retenção urinária aguda consiste em realizar o esvaziamento da bexiga através de cateterismo uretral para esvaziar a mesma (sondas uretrais de demora ou auto-cateterismo intermitente), sonda suprapúbica de demora ou derivação urinária. Após investigar a causa da retenção, o tratamento individualizado também deverá ser instituído. É o caso do uso de medicamentos, como bloqueadores alfa-adrenérgicos ou inibidores da 5-alfa-redutase e, para alguns, cirurgia (de próstata, por exemplo). Determinados pacientes permanecem com sondas, que devem ser trocadas periodicamente.